sábado, 6 de junho de 2020

Os 15 conselhos para lidar com a pandemia da covid-19



Em todo o mundo, a covid-19 tem feito milhares de mortes, esperando-se a curto prazo pela milagrosa vacina. Até lá, as pessoas têm de seguir as recomendações das autoridades de saúde de cada país cumprindo, cima de tudo, as regras de distanciamento social e higienização.

As 15 reflexões sobre a covid-19

1. Talvez tenhamos de conviver com a covid-19 por vários anos. Não vamos negar nem entrar em pânico. Não vamos tornar as nossas vidas inúteis. Vamos aprender a conviver com este fato.
2. Não podemos destruir o novo coronavírus, que penetra nas paredes das células, apenas com as habituais regras de higiene, como lavar constantemente as mãos. A única coisa que vamos passar a fazer é ir à casa de banho mais vezes.
3. Apesar disto, lavar as mãos e manter distância física de dois metros é o melhor método de proteção.
4. Se não tem um paciente covid-19 em casa, não há necessidade de desinfetar as superfícies do lar constantemente.
5. Embalagens, botijas de gás, carrinhos de compras e caixas multibanco não transmitem o vírus. Lave as mãos.
6. A covid-19 não é uma infecção que se transmita de forma alimentar. Está associada a gotas de infecção, tal como a gripe. Não há risco comprovado de que a doença seja transmitida em alimentos.

Perda de olfato, trocar de roupa e tomar banho no regresso a casa

7. Pode perder o olfato com muitas alergias e infecções virais. A perda de olfato é um sintoma comum em muitas complicações, e não apenas da covid-19.
8. Uma vez em casa, não temos necessidade obrigatória de trocar de roupa e de ir tomar banho.
9. O coronavírus não está no ar. Trata-se de uma infecção respiratória transmitida por gotículas que só acontece com o contato próximo.
10. O ar está limpo. Podemos caminhar pelos jardins, mantendo, naturalmente, a distância física de proteção.
11. O sabão normal é suficiente para eliminar o vírus que provoca a covid-19.
12. Não precisa de preocupar-se com as entregas de comida em casa, ou mesmo take-away. Mas caso sinta mais confiança, pode aquecer os alimentos no microondas.

Probabilidade de o vírus ser levado para casa na sola dos sapatos

13. As probabilidades de levar o coronavírus para casa nos sapatos são as mesmas das de sermos atingidos pelo mesmo raio duas vezes no mesmo dia. Trabalho contra vírus há 20 anos e as infecções não se espalham assim desta forma.
14. Ninguém fica protegido do vírus se tomar vinagre, nem sumos, nem gengibre. Podem favorecer a imunidade, mas nunca na cura.
15. Usar luvas também é má ideia. O vírus pode acumular-se na luva e ser facilmente transmitido se tocarmos no rosto. O que fazer? Aquilo que nenhum virologista se cansará de aconselhar: lavar as mãos regularmente.

0 comentários:

Postar um comentário