quarta-feira, 29 de maio de 2019

Termômetro do Parque Nacional do Itatiaia registra -7.8ºC nesta madrugada

Temperatura é das mais baixas registrada no Brasil em 2019. Imagens feitas por um guia do parque mostram uma camada de gelo sobre rochas.



O Parque Nacional do Itatiaia voltou a registrar nesta terça-feira (28) uma das temperaturas mais baixas do Brasil em 2019. Durante a madrugada, o termômetro marcou -7.8°C na Estação Meteorológica Campo Belo, que fica em uma parte do parque de difícil acesso, longe do local onde Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que divulga os números oficiais, instala os equipamentos. Imagens feitas por um guia do parque mostram uma camada de gelo sobre rochas.
"Essa não é a estação oficial do Inmet, que dá os dados oficiais de meteorologia, mas é uma estação precisa. É uma estação do parque, um dado de monitoramento do parque. A estação meteorológica de monitoramento do parque marcou essa temperatura", explicou Gustavo Tomzhinski, diretor do Parque Nacional do Itatiaia.

A temperatura dentro do equipamento, que não é considerada pelos meteorologistas, chegou a -11.1°C. No entanto, o que deve ser considerada é a temperatura registrada no ar, que chegou a -7.8°C. A sensação térmica durante a madrugada foi de -8°C. A estação do parque é monitorada pelo pesquisador em climatologia Carlos Dias, que verifica a temperatura nos pontos mais frios do Brasil.
Já os números do Inmet, cujo termômetro fica em uma outra parte do parque, são diferentes. Nesta terça-feira, a temperatura mais baixa registrada foi de 1.6ºC.
Na segunda-feira (27), o termômetro do Inmet marcou -5,4 ºC na estação que fica dentro da reserva, a 2.452 metros de altitude. A temperatura foi considerada oficialmente a mais baixa do Brasil em 2019, superando pela segunda vez o recorde que era do próprio Parque Nacional do Itatiaia. Um dia antes, no domingo (26), por volta de 7h os termômetros registraram -5,2ºC.

0 comentários:

Postar um comentário