quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Festival gastronômico tem café como principal ingrediente em São Lourenço


Até o dia 30 de setembro acontece em São Lourenço (MG), o 5º Degusta – Festival Gastronômico de São Lourenço. O evento conta com a participação de 15 restaurantes, bares, cafeterias e lanchonetes da cidade. Conhecida por suas águas minerais e vários atrativos turísticos, a cidade eleva o festival a um evento mais do que gastronômico, pois apresentará também atrações culturais; saídas de balão e visitas guiadas à Rota do Café; intervenções literárias, roteiro gastronômico, além de banho de café no Balneário do Parque das Águas.
A iniciativa tem como objetivo difundir o conhecimento sobre a gastronomia utilizando o café como ingrediente principal, além de qualificar os serviços prestados pelos estabelecimentos participantes e fomentar o turismo no município.

Para o evento, os comerciantes participantes desenvolveram uma receita especial para que os visitantes saboreiem o melhor da gastronomia local. A cada prato consumido, o cliente ganha um carimbo em seu “passaporte” (material impresso que é distribuído em vários pontos da cidade). Ao completar a meta estabelecida, ele poderá trocar seu passaporte por uma cesta de produtos típicos da região
      

Esta edição, que tem como organização o São Lourenço Convention & Visitors Bureau conta com uma parceria com o Senac e o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSuldeMinas), que juntos desenvolvem o tema “Comer Café”. Na carreta do Senac, até o próximo sábado (17), chefes de cozinha mostrarão como preparar um bom prato com o café, ingrediente típico da região.

O festival conta ainda com aulas gastronômicas e experiências de degustação; informações técnicas e história dos pratos à base de café, oferecidos no circuito gastronômico DEGUSTA; workshops sobre cervejas artesanais e jornalismo gastronômico; mesa redonda sobre politicas publicas e  a gastronomia, e ainda com o II Festival Cafés Especiais e Arte e o I Encontro Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA). As aulas, cursos e workshops são gratuitos.

0 comentários:

Postar um comentário