sexta-feira, 8 de maio de 2015

Hospital São Lourenço já possui médica oncologista em tempo integral


 Como importante medida para a melhor estruturação do serviço, o setor de Oncologia (Centra) do Hospital São Lourenço contratou a oncologista clínica dra. Beatriz Guedes Verçoza, para atendimento diário a pacientes com qualquer tipo de câncer. Vinda de Belo Horizonte, a médica já reside na cidade e atende diariamente na unidade (prédio anexo ao Hospital/rua Senador Soares dos Santos). “Uma das principais tarefas do oncologista é tentar acabar com o preconceito existente ao redor do câncer e informar, da melhor forma possível, sobre a doença e seus tratamentos. A conscientização é o primeiro passo para obter bons resultados, seja no tratamento ou no auxílio a pessoas que estejam nessa luta”, explicou Beatriz. Além dela, o setor com uma equipe multiprofissional composta por médicos hematologista e cirurgião oncológico, enfermeira especializada na área, psicólogo, nutricionista e farmacêutico.
Instituída em parceria com equipe médica de Juiz de Fora com larga experiência na área, a Oncologia/Centra assiste pacientes que necessitam de acompanhamento oncológico e tratamento com quimioterapia e hormonioterapia (procedimentos que utilizam substâncias químicas que atuam nas células, para combate à doença). Atualmente, além da modalidade particular, atende através dos seguintes convênios: Unimed, Cassi (Banco do Brasil), Polícia Militar de MG, Associação Mineira do Ministério Público (AMMP) e Cemig Saúde. Ainda não são feitos atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), pois o serviço aguarda credenciamento junto ao Ministério da Saúde (toda a documentação necessária já foi enviada para análise, havendo um trabalho constante para agilizar, ao máximo, tal credenciamento).

Para se chegar a um diagnóstico do câncer ou, mesmo, buscar a transferência de atendimentos já iniciados em outros locais, é preciso se submeter a uma consulta médica, que pode ser marcada pelo telefone 3339-2058 ou pessoalmente, no setor. Muitos pacientes de São Lourenço e região necessitavam ir a Varginha, São Paulo etc. para atendimentos oncológicos - e, agora, podem fazê-lo aqui mesmo. Dentre eles, a paciente M.G.M.M. “É uma conquista muito grande pra toda a região e precisa crescer, para atender mais pacientes”, disse ela. A Oncologia/Centra possui uma excelente estrutura interna: recepção; duas salas de espera (infantil e adulto); dois consultórios; brinquedoteca; dois quartos de aplicação (infantil e adulto); sala de preparo de quimioterápicos; posto de enfermagem; sala de emergência; farmácia; salas administrativa e de estudos, vestiários e copa/funcionários. As instalações encontram-se devidamente vistoriadas/aprovadas pela Vigilância Sanitária e, assim, liberadas para pleno uso dos pacientes.

0 comentários:

Postar um comentário