sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Árvores com risco de queda estão sendo retiradas das ruas em São Lourenço



As árvores mais antigas, e que estão com raízes e troncos podres ou ocos, oferecendo riscos à população, estão sendo retiradas das ruas. No bairro Estação, seis árvores, classificadas como de alto risco de queda, já foram cortadas e serão substituídas por outras de menor porte e adequadas para a área urbana. O trabalho está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana, através da Gerência de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com o apoio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).


A Gerência de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, vem realizando, há algum tempo, vistorias nas árvores existentes nas ruas da cidade. O trabalho foi iniciado nas áreas mais antigas, onde foi iniciada a urbanização e, conseqüentemente possuem árvores mais velhas. O bairro da Estação é uma dessas áreas. E lá foram constatadas árvores com trocos e raízes enfraquecidos e cheios de broca. Alguns troncos estavam completamente ocos, oferecendo risco de desabamento da árvore. Em outros, foi encontrada uma grande quantidade de concreto colocada por alguém, em alguma ocasião do passado, com o objetivo de manter a árvore em pé.



O trabalho será expandido por outras ruas da cidade. Após constatação do problema pela técnica agrícola da Gerência, estão sendo feitas análises mais aprofundadas.  E só serão retiradas as árvores após emissão de laudo de risco de queda pela Defesa Civil, laudo técnico da Gerência de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e da Diretoria de Engenharia da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana, certificando que nenhuma ação poderá se feita para manter a árvore em pé. Durante a vistoria, as árvores são classificadas de acordo com o risco de queda: baixo, médio e alto. 

0 comentários:

Postar um comentário