segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Fiéis celebram 109º aniversário de morte de Padre Victor em Três Pontas


Começaram em Três Pontas (MG) as celebrações pelos 109 anos de morte de Padre Victor. Uma cavalgada realizada neste domingo (14) abriu a programação do aniversário de morte do venerável. Cerca de 100 cavaleiros se reuniram na Praça da Matriz da cidade, onde receberam a bênção do padre e em seguida, fizeram o trajeto que leva até uma antiga capela onde Padre Victor costumava rezar. As celebrações em Três Pontas vão até o dia 23 de setembro.
Há cinco anos os devotos de Padre Victor andam cerca de sete quilômetros a cavalo para homenagear o padre. Os cavaleiros relembram o mesmo trajeto que Padre Victor percorria para chegar a um local especial, onde fazia suas orações. Segundo o padre Vanis Vieira da Cunha, Padre Victor gostava de cavalos e por isso é feita esta homenagem.
O espaço admirado pelo padre se tornou um ponto de fé para os devotos. Sob a cruz de madeira feita pelo próprio vigário foi erguida uma pequena capela.  São tantos fiéis que se reúnem no local que a missa é celebrada ao ar livre e muitas pessoas aproveitam para agradecer as inúmeras graças que alcançaram com a interseção do padre.
Padre Victor
Francisco de Paula Victor nasceu em Campanha (MG), no dia 12 de abril de 1827, e foi batizado em 20 de abril do mesmo ano pelo padre Antônio Manoel Teixeira. Era filho da escrava Lourença Maria de Jesus.
Papa assina decreto que dá título de "Venerável" a Padre Victor (Foto: Reprodução EPTV)Papa assinou decreto que dá título de "Venerável" a
Padre Victor (Foto: Reprodução EPTV)
Dom Antônio Ferreira Viçoso, bispo de Mariana (MG), visitou Campanha em 1848. Victor, então alfaiate, procurou dom Viçoso e disse que tinha o desejo de ser padre. Com isso, ele entrou para o seminário de Mariana, onde foi aceito em 05 de junho de 1849. Mudou-se para Três Pontas em 14 de junho de 1852, como vigário encomendado e paroquiou na cidade por 53 anos. Era conhecido por sempre visitar doentes, amparar os inválidos e atender a população em suas necessidades. Além disso, fundou a escola "Sagrada Família".
Victor faleceu no dia 23 de setembro de 1905. A notícia abalou a cidade e toda a região, que já o venerava. Após sua morte, ele ficou insepulto por três dias e o corpo do padre exalava perfume, segundo relatam. Ele foi enterrado na Igreja Matriz da cidade, que também foi construída por Padre Victor.
Desde então, muitas pessoas declaram que o padre intercedeu para que alcançassem seus pedidos e graças. O Papa Bento XVI já declarou Padre Victor Venerável. A organização da beatificação do religioso reuniu inúmeras graças encaminhadas para serem avaliadas em Roma pelo postulador da causa, Paollo Vilota. Padre Victor precisa ter um milagre comprovado para se tornar beato.
Abaixo, confira a programação completa das celebrações.
109° Aniversário de morte do venerável Padre Victor
TODOS OS DIAS, EXCETO DOMINGO:

5h - Procissão da Penitência
5h30 - Missa na Matriz Nossa Senhora D'Ajuda
7h - Missa no Carmelo São José
15h - Missa na Matriz Nossa Senhora D'Ajuda
19h - Missa na Matriz Nossa Senhora D'Ajuda

Confissões fiéis (todos os dias):
Local:  Matriz Nossa Senhora D'Ajuda
Horários: das 9h às 12h / das 15h às 18h30
Dia 21 (Domingo)

6h30 - Procissão da Penitência
7h - Missa na Matriz Nossa Senhora D’Ajuda
7h - Missa no Carmelo São José
9h - Missa das Crianças na Matriz na Matriz Nossa Senhora D’Ajuda
10h - Missa no Parque da Mina
10h30 - Missa na Matriz na Matriz Nossa Senhora D’Ajuda (participação das comunidades rurais de Três Pontas)
15h - Missa na Matriz Nossa Senhora D'Ajuda
17h - Missa na Matriz Nossa Senhora D'Ajuda
19h - Missa na Matriz Nossa Senhora D'Ajuda
Dia 23 (Terça-feira) - dia de morte de Padre Victor

3h30 – Procissão da Penitência - Coordenação Paróquia Nossa Senhora Aparecida
(saindo da Matriz de Nossa Senhora Aparecida rumo a Capela da Faxina)
4h30 - Alvorada pela Corporação Musical Luiz Antônio Ribeiro
6h - Missa na Capela Santa Cruz (Comunidade Faxina) presidida pelo Dom Frei Diamantino Prata de Carvalho (Bispo da Diocese da Campanha - MG)
9h - Missa no Parque da Mina

Horários de missas na Matriz Nossa Senhora D'Ajuda:
5h - 6h30 - 8h30 - 10h30 - 12h30 - 14h30 - 16h - 17h30 - 19h

Confissões Romeiros do Padre Victor (individuais)
Horário: das 8h às 12h
Local: Salão Paroquial - Rua Azarias de Brito Sobrinho, 61

0 comentários:

Postar um comentário