quinta-feira, 25 de setembro de 2014

A Sociedade Musical Antônio de Lorenzo está fazendo aniversário



A Sociedade Musical Antônio de Lorenzo está fazendo aniversário nessa quarta-feira (24). Completam-se, nesse dia, 20 anos de reativação da corporação musical. Em 24 de setembro de 1994, depois de nove anos desativada, ela voltou à ativa, tendo como maestro e professor o Sr. Joaquim Ferreira. Atualmente, o presidente da sociedade musical é o Sr. Samuel Ernane Ferreira Pinto.




A história da Sociedade Musical Antônio de Lorenzo teve início em 1958, com a fundação da Banda Paroquial, por Frei João Bosco, vigário paroquial na época. Posteriormente, tendo como maestro o Sr. Francisco Nisticó, a banda passou a se chamar Frei João Bosco. Do início da década de 1960 até o ano de 1972, quando foi extinta por falta de recursos financeiros e pela dificuldade de formar novos músicos, a banda foi dirigida pelo maestro Joaquim Ferreira. Em 1976, alguns músicos da extinta Banda Frei João Bosco, reuniram-se e fundaram a Sociedade Musical Antônio de Lorenzo, tendo como maestros os senhores José Ângelo de Oliveira e Miguel de Lorenzo, irmão do homenageado. Com o falecimento do Sr. Miguel de Lorenzo e a transferência de domicílio do Sr. José Ângelo para São José dos Campos (SP), assume a regência da Banda, o músico José Maria de Moura, que ficou no comando da corporação até setembro de 1985, quando foi desativada pelos mesmos motivos de 1972. Com a grande enchente de 1986, perdeu-se grande parte do acervo musical, como também os instrumentos ficaram danificados. E, em 24 de setembro de 1994, a Sociedade Musical Antônio de Lorenzo.



Atualmente, o maestro Joaquim Ferreira, juntamente com o professor e diretor musical José Carlos da Silva, bem como os demais membros da diretoria e componentes da sociedade musical, não medem esforços para que a mesma tenha continuidade. Em sua sede própria, na rua Jaime Sotto Mayor, nº 375, a Sociedade Musical Antônio de Lorenzo oferece, gratuitamente, aulas de músicas ao interessados a ingressar na banda. Os alunos que estiverem aptos, passam a participar da corporação, recebendo instrumentos e uniformes. As aulas acontecem às terças e quintas-feiras, de 19h30min às 22h, e os ensaios, às quartas e sextas-feiras, de 20h às 22h.

0 comentários:

Postar um comentário