segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Vítimas ainda caem no golpe do celular premiado


Neste sábado a Polícia Militar registrou uma ocorrência na Praça Doutor Augusto de Alkmima, Centro, Dom Viçoso, onde uma mulher de 23 anos, caiu no golpe do número de celular premiado.
A vítima disse que recebeu uma mensagem em seu celular informando que ganhara um prêmio de R$45.000,00 e um carro da Fiat, a mensagem ainda constava um número de celular e uma suposta senha numérica.
A mulher ligou para o númeo de celular da mensagem e foi orientada a ir a um caixa eletônico e lá receberia novas iformações. Ao chegar ao banco a vítima recebeu uma ligação orientando a depositar a quantia de R$999,99 em uma determinada conta e em seguida receberia sua premiação.
A vítima fez o depósito no valor solicitado e só descobriu que caiu em um golpe após retirar um extrato bancário e verificar que sua conta estava com saldo devedor.

Dicas para evitar o golpe

GOLPE DO TORPEDO PREMIADO:
Desconfie sempre de mensagens que oferecem muitas vantagens. As operadoras não dão prêmios em troca de recargas de celulares.
Estelionatários estão aplicando golpes por meio de torpedos (mensagens SMS) dizendo que as vítimas teriam sido escolhidas em uma promoção para receber vários prêmios. Para recebê-los, os fraudadores pedem números de cartão de recarga para celulares ou solicitam o número de série (IMEI) do aparelho celular para clonagem.
Não caia nesses golpes! Desconfie de mensagens suspeitas e que oferecem vantagens ou prêmios em sorteios. Muda o prêmio falsamente oferecido, mas a fraude tem aumentado em todo o país. Ao receber tais mensagens jamais informe dados pessoais, ou se houver um telefone para contato não dê retorno.
Se você desconfiar de algo, entre em contato com a sua operadora para confirmar a veracidade de promoções realizadas.
Com os números da recarga dos cartões de celular pré-pago, os fraudadores conseguem vendê-los ou utilizá-los em outros aparelhos. Se você já caiu no golpe, registre um Boletim de Ocorrência na delegacia de polícia mais próxima, pois a fraude é classificada como estelionato.
ALGUMAS DICAS PARA VOCÊ NÃO CAIR EM GOLPE:
Lembre-se ninguém dá nada a ninguém sem uma vantagem em troca;
NUNCA deposite nenhum valor em dinheiro para ninguém, isso é a primeira indicação de que é golpe;
Se você ganhou qualquer premio ligue para sua operadora e não para um número de telefone que você não conheça.
Em caso de dúvida antes de qualquer atitude ligue para o telefone da Polícia Militar 190.

0 comentários:

Postar um comentário