quinta-feira, 3 de julho de 2014

São Lourenço tem água tratada na medida certa




O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de São Lourenço ampliou, recentemente, a Estação de Tratamento de Água (ETA). A obra garante tranquilidade em relação ao abastecimento de água no município. A capacidade de tratamento de água, que era de 160l/s, hoje é de 240 l/s, o que equivale a 20.736.000 litros de água tratada por dia. De acordo com a diretoria da autarquia, mesmo com o grande período de seca e o baixo nível do Rio Verde, não existe risco de faltar água tratada nas residências da cidade. A água é captada por tubos presos a uma balsa, que flutua conforme o nível do rio. No local, existem três motores de 40 cv, com capacidade de recalcar 120 l/s cada.

A ETA de São Lourenço fica no bairro Sonda, em uma ampla área de terreno, onde está a estação de tratamento própria dita e funcionam alguns setores de apoio da autarquia, como o almoxarifado. O laboratório onde é analisada periodicamente a qualidade da água também funciona no local. Nos últimos cinco anos, várias obras foram realizadas naquele espaço. Destaca-se a construção de um grande muro circuncidando todo o terreno, aterro e calçamento de grande parte do pátio, reforma de todas as instalações e, a principal obra, a ampliação da estação de tratamento.

O tratamento da água passa pelas seguintes fases: coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, correção de ph, e fluoretação. Após passar por todas essas etapas, a água passa por um controle de qualidade, que tem como objetivo verificar a eficiência do tratamento. Esse controle é feito no laboratório da estação de tratamento de água, diariamente, de duas em duas horas, onde são realizadas as seguintes análises: análises físico-químicas de turbidez, pH, teor de cloro residual, teor de flúor, alcalinidade e teor de dióxido de carbono e análises bacteriológicas de coliformes totais, fecais e estreptococos fecais.. A realização dessas análises tem como objetivo garantir a qualidade da água que será distribuída à população, obedecendo à portaria nº 2914/11 do Ministério da Saúde.



O Saae tem uma ótima estrutura e trabalha com planejamento, fazendo uma gestão técnica. Por isso, a autarquia está sempre preparada para prestar bons serviços e atender, com eficiência, a demanda. O trabalho é realizado sempre pensando no futuro e acompanhando o crescimento da cidade. No caso do abastecimento de água tratada, a autarquia garante o atendimento satisfatório da demanda nos próximos anos. Mas, mesmo assim, é importante a população continuar economizando água. Além do alto custo do processo, que começa na captação e termina na chegada às residências, a falta de água potável é uma questão que preocupa o mundo inteiro.


0 comentários:

Postar um comentário