quinta-feira, 5 de junho de 2014

Serviço do Samu aguarda conclusão da estrutura regional


A Base Descentralizada do Samu em São Lourenço está pronta e foi inaugurada no dia 22 de março desse ano. Mas o serviço ainda não está sendo prestado devido à falta de estrutura da sede regional, em Varginha. Embora tenha sido anunciado, nessa semana, que o treinamento para os profissionais que atuarão na região terá início no próximo dia 14, ainda não há previsão para o serviço de atendimento começar, pois a construção da sede regional ainda não foi concluída.
Em São Lourenço a base do Samu fica na antiga sede do Tiro de Guerra, na rua Madame Schimidt. O local é ideal e estratégico, pois fica na área de funcionamento da maior parte dos setores da saúde pública e de clínicas particulares, e muito próximo da Secretaria Municipal de Saúde e do Hospital da Fundação Casa de Caridade de São Lourenço. Lá serão disponibilizadas duas ambulâncias, uma de suporte básico e outra de suporte avançado (UTI), e equipes compostas de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas.

No Sul de Minas (região Macro Sul), o Samu, com sede em Varginha, terá 34 bases, distribuídas estrategicamente entre 153 municípios, cuja população alcança cerca de três milhões de habitantes. O projeto de instalação começou em 2010, quando foram entregues 15 ambulâncias, mas os veículos não foram usados e ficaram no pátio do município por três anos, sendo, posteriormente, recolhidos. Nos últimos dias, 43 novas ambulâncias chegaram à Varginha e estão estacionadas em um galpão alugado pelo Samu. No entanto, os veículos ainda terão que passar por adaptações e mais equipamentos serão instalados para atendimento dos pacientes.

0 comentários:

Postar um comentário