terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Saae assume serviço de coleta e transporte de lixo em São Lourenço



O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de São Lourenço assumiu o serviço de coleta e transporte de lixo domiciliar no município. A atribuição foi dada à autarquia pela Lei Municipal nº 3.092 de 25 de abril desse ano. A partir de janeiro, a Taxa de Coleta Imobiliária de Lixo será transferida do carnê de IPTU para a conta de água.

A coleta de lixo é uma atividade de saneamento ambiental. E, em conformidade com a legislação federal, a administração municipal transferiu essa responsabilidade ao Saae, que presta um excelente serviço de distribuição de água tratada e administrará a nova estação de tratamento de esgoto. Com essa medida, o governo municipal espera melhorar o serviço de coleta e transporte de lixo, bem como ampliar a coleta seletiva.

O serviço de coleta e transporte de lixo será cobrado em 12 parcelas lançadas mensalmente nas contas de água. Para os imóveis onde não há ligação de água, mas utiliza a rede de esgoto, será emitida a conta apenas com a tarifa de esgoto e a taxa de coleta de lixo. Para os que não utilizam água nem esgoto, somente a taxa de lixo. Para mais informações ou esclarecimentos de dúvidas, os contribuintes podem se dirigir diretamente à sede do Saae, na rua Senador Soares dos Santos, nº 51, no bairro Nossa Senhora de Fátima, ou ligar para 3332-3600 e escolher a opção 1.


Conscientização – a maior dificuldade enfrentada para realizar a coleta de lixo na cidade é a falta de conscientização da população. Muitos moradores e comerciantes colocam o lixo nas ruas em embalagens, locais e horários inadequados. A falta de um serviço de coleta seletiva bem estruturado e em condições de abranger todo o perímetro urbano também dificulta o trabalho e aumenta o volume de resíduos a serem coletados. Ano que vem o Saae fará um trabalho de conscientização quanto aos dias e horários de passagem dos caminhões coletores de lixo em cada setor da cidade e quanto à correta separação do lixo reciclável. Nos últimos meses, funcionários da autarquia já vêm catalogando e monitorando os pontos mais críticos e que têm apresentado problemas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sera que o lixo nao vai ficar esquecido como os buracos da cidades

Anônimo disse...

quanto custara a taxa de coleta de lixo ?

Postar um comentário