quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Nova sede da Secretaria de Educação foi inaugurada




 Foi realizada, na noite de quarta-feira (27), a inauguração solene da nova sede da Secretaria Municipal de Educação. O prédio onde funcionava o antigo Hotel Cruzeiro do Sul, e que foi adquirido pela prefeitura, agora se chama Complexo Educacional Professora Dinah Veiga. Desde o início de outubro, a Educação, a Cultura e a Biblioteca já estão instaladas no referido prédio, que fica na rua Aristotelina Bittencourt, nº 299, no bairro Santa Terezinha, próximo ao São Lourenço Velho. Em breve, os departamentos que compõem a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social também funcionarão lá.


A solenidade, organizada pela equipe da Secretaria Municipal de Educação, contou com a participação do prefeito, da vice-prefeita, de secretários e outros servidores públicos municipais, vereadores, professores, convidados e familiares da homenageada. Foi uma noite marcante, onde os discursos, alguns emocionados, relembraram a história da Educação em São Lourenço e destacaram o importante papel desempenhado pela professora Dinah Veiga nessa história.



D. Dinah, como é carinhosamente chamada por todos, dedicou mais de cinco décadas de sua vida ao magistério. Foi professora, diretora de escola e participou de quase todas as ações envolvendo a Educação em São Lourenço. Católica praticante, contribui para o trabalho social da igreja, ajudando os mais necessitados. E foi fazendo um trabalho social no bairro São Lourenço Velho, e com o apoio do Frei Osmar Dirks, que ajudou a fundar a Escola Dr. Humberto Sanches, que, no início funcionava no prédio do antigo hospital, próximo ao Santo Cruzeiro.




Complexo – Segundo o prefeito municipal, quando surgiu a oportunidade de adquirir o espaço, ele já pensou em transformá-lo em um complexo onde funcionasse, além da Secretaria Municipal de Educação, principal objetivo da aquisição, outros setores do eixo social da administração municipal. A idéia é ampliar a ocupação do local, que já abriga a Diretoria de Cultura e a Biblioteca Municipal, para instalar outros projetos educacionais e culturais. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e toda a sua rede de atendimento também serão transferidas para lá. O imóvel comporta tudo isso, tendo, inclusive duas entradas: a principal pela rua Aristotelina Bittencourt e outra pela rua Clóvis Reis.


Ainda de acordo com o prefeito, além da grande economia com aluguéis de imóveis, a retirada desses órgãos administrativos e de atendimentos do centro da cidade diminui o fluxo de pessoas e veículos num trecho onde o trânsito está muito movimentado e faltam vagas para estacionamento. E a descentralização desses serviços redistribui o movimento para outro setor da cidade, contribuindo para a melhoria dos serviços urbanos e para o crescimento econômico do bairro. Além de facilitar o trânsito e o estacionamento.


0 comentários:

Postar um comentário