segunda-feira, 30 de setembro de 2013

1ª Conferência Municipal de Turismo, Esporte e Cultura define rumos para São Lourenço


A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura, com o apoio do Conselho Municipal de Turismo, realizou, no sábado (28), na Câmara dos Vereadores, a 1ª Conferência Municipal de Turismo, Esporte e Cultura. Ela teve como principal objetivo discutir as ações já realizadas e traçar diretrizes para os próximos anos, nesses setores. Participaram da reunião autoridades, promotores de eventos, empresários e representantes de vários segmentos da sociedade. Na parte da manhã, houve, também, uma homenagem, que é feita anualmente a um saolourenciano que reside fora e, de alguma forma, se destaca profissional, política ou socialmente. Esse ano o homenageado foi o Dr. Lúcio Perez de Carvalho, diretor de Comunicação Institucional da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Dentro do tema “Turismo, Esporte e Cultura, nosso tripé sustentável”, a conferência tratou dos seguintes temas (eixos) nas plenárias: o Esporte como fator de desenvolvimento; a valorização patrimonial e cultural; a promoção do destino São Lourenço; a formatação do calendário de eventos, atividades e participações; gestão da roteirização de atrativos; eleição dos delegados, definição dos desafios e metas.

Após a apresentação das ações realizadas pela secretaria e suas diretorias, foram analisadas, propostas e deliberadas, com base na avaliação local, as diretrizes para gestão, reconhecendo a co-responsabilidade de cada ente federado, associações correlatas, representantes diversos. E, ainda, a eleição dos delegados para as próximas temáticas de conferências, ou das reuniões de trabalho, que tenham foco no desenvolvimento turístico, cultural e desportivo da cidade. O objetivo é atender, cada vez mais e melhor, os compromissos sociais intrínsecos nas atividades de lazer, entretenimento, cultura e esporte aos munícipes e visitantes.

De acordo com a Secretária Municipal de Turismo, Esporte e Cultura, “quando se abre o debate surgem as ideias”. Ela disse que a conferência foi muito positiva, porque definiu algumas diretrizes e quais responsabilidades caberão a cada ente comprometido e interessado no desenvolvimento turístico, esportivo e cultural. De acordo com ela, em termos de realização de eventos, ficou bem claro que o poder público será apenas fomentador das ações, ficando responsável, técnica e economicamente, apenas pela realização do Carnaval, da Comenda Ambiental e da Festa de Agosto.


Já o prefeito municipal, disse que ficou satisfeito com a participação, e declarou que “o planejamento é a base de tudo”. Ele ressaltou a importância de direcionar as ações visando o controle social, através de audiências periódicas e ação permanente dos conselhos representativos.

0 comentários:

Postar um comentário