Um bebê de dois meses está internado em estado grave na Santa Casa de Passos (MG) por suspeita de ter sido espancado pelo próprio pai. Segundo a Polícia Militar, a mãe, de 18 anos, levou o menino ao hospital depois que ele sofreu convulsões. Ainda conforme a polícia, o médico que atendeu a criança disse que ela estava com hematomas na cabeça e lesões pelo corpo.
O Conselho Tutelar avisou a polícia. A mãe disse aos policiais que deixou o filho sozinho com o pai, que é viciado em crack.
O pai foi ouvido na delegacia. Como não houve flagrante, ele foi liberado.
Passos é hoje a cidade mais violenta do sul de minas. São muitos assassinatos, brigas de gangues, tráfico de drogas, estupros, assaltos, pai que mata o filho, filho que mata o pai e outros delitos. Parece ser uma cidade sem lei, onde quem vence a batalha são as drogas.
Centro de prevenção à criminalidade será lançado em Passos
Um Centro de Prevenção à Criminalidade, com o programa de redução de homicídios Fica Vivo! e um Centro Socioeducativo, para acautelamento e ressocialização de adolescentes infratores. São estas as principais frentes de enfrentamento à violência que a cidade de Passos terá já a partir dos próximos meses. O anúncio foi realizado no dia 03.07, durante reunião da cúpula da Defesa Social na cidade.
O encontro reuniu o secretário de Defesa Social, Rômulo Ferraz, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Márcio Martins Sant´Anna, e o chefe de gabinete da Polícia Civil, Dr. Jésus Trindade, lideranças policiais da 18ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), o prefeito José Hernane Silveira, vereadores, além de representantes da Justiça e do Ministério Público e teve como objetivo a definição de metas estratégicas e de curto prazo na contenção da violência na cidade.
Passos é a terceira cidade do interior do Estado a receber a cúpula da Defesa Social que, até final do ano, irá se reunir com todos os comandantes das regiões da Polícia Militar e chefes de departamentos regionais da Polícia Civil nas 18 Risps do Estado. Nas três Risps da Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde a dinâmica de reuniões com os comandos, estabelecimentos de metas e cumprimentos dos objetivos estão sendo realizados desde abril deste ano, houve redução de 15% dos homicídios entre os meses de março e abril deste ano.
De acordo com o secretário Rômulo Ferraz, a intenção é que o Centro de Prevenção à Criminalidade de Passos esteja já em funcionamento em janeiro do ano que vem. “Vamos iniciar a fase de diagnóstico, em conjunto com as polícias, e buscar todo o apoio necessário, inclusive junto ao Executivo, para colocar em prática este projeto”, destacou. Segundo avaliação inicial, o bairro que Novo Horizonte deve ser a sede do Centro. “Nos próximos meses também vamos iniciar a expansão do GEPAR para ao município (Grupamento Especializado em Áreas de Risco, da Polícia Militar), que trabalhará em parceria com o Núcleo de Prevenção e com o Projeto Mediar, da Polícia Civil”.
0 comentários:
Postar um comentário